Os professores Klever Paulo Leal Filpo e Ionara Coelho Araújo e os alunos Isadora Carvalho Lacerda e Pedro Onofre, todos vinculados ao DDHL, participaram do II Seminário Internacional para a Efetivação dos Direitos Humanos na Contemporaneidade, realizado em Niterói, entre os dias 05 e 06 de novembro de 2019, nas dependências da Unilasalle Rio de Janeiro.
Na oportunidade, foram apresentados dois trabalhos resultantes de pesquisas em andamento sob orientação dos docentes do ITR, ambas relacionadas ao emprego da mediação de conflitos, prevista na Lei 13.140/2015. Em ambos os trabalhos destaca-se, sobretudo, a perspectiva interdisciplinar, em um diálogo entre o Direito, a Psicologia e a Antropologia.
O trabalho apresentado por Isadora e Pedro faz parte da pesquisa desenvolvida no Grupo de Pesquisa Formas Consensuais de Administração de Conflitos em Perspectiva Empírica (FOCA/ITR/UFRRJ), liderado pelo Professor Klever, de forma articulada com as atividades de ensino e extensão do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ/ITR).
A pesquisa pretende enfocar justamente as especificidades do atendimento a pessoas e grupos vulneráveis (idosos, doentes, consumidores, minorias) diante das dificuldades oferecidas pelos mecanismos de acesso à justiça.
O grupo avaliou de forma positiva a participação nesse evento, que contribuiu para dar visibilidade à produção científica do Instituto, além de estimular os alunos a se envolverem cada vez mais nas atividades de pesquisa. E também agradeceu pelo apoio recebido da instituição, por meio do setor de transportes, que foi essencial para viabilizar essa participação.
As instituições promotoras são várias, no país e no exterior, dentre elas as Universidades de Burgos e de Salamanca, na Espanha, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Católica de Petrópolis, a Universidade Católica de Brasília e a OAB, dentre outras.