Campus Três Rios | UFRRJ

PET Três Rios: tutora explica Programa em constante interação com a comunidade

Daniela Samira da Cruz Barros, é tutora do grupo “PET Conexão de Saberes para uma formação integradora e cidadã”, realizado pelos alunos de diversos cursos do campus da UFRRJ em Três Rios. Graduada em Letras (Língua Por­tuguesa, Língua Latina e respectivas Literaturas), pela Universidade Federal de Juíz de Fora, Mestre em Linguística pela UFJF, atualmente Daniela é professora de Língua Portuguesa nos cursos de Direito e Economia no ITR. É aluna do Doutorado em Estudos Linguísticos da UFF e possui diversas experiências com docência, pesquisa e extensão, tanto em Universidades quanto no En­sino Médio.

JG: Como é a formação do grupo PET?
Daniela Samira: O “PET Conexão de Saberes para uma formação inte­gradora e cidadã no campus de Três Rios” é um grupo institucional, reú­ne alunos dos quatro cursos de graduação do ITR (Administração, Direito, Economia e Gestão Ambiental) num total de 12 bolsistas, 6 não-bolsistas e 2 voluntários, além de quatro professores colaboradores (um representante de cada curso) e eu (tutora). Temos uma reunião semanal do grupo todo e mais uma reunião semanal de cada subgrupo. Os professores colaboradores e eu desenvolvemos simultaneamente cinco projetos de pesquisa.

JG: Como atua o PET Conexões em Três Rios? Quais são os principais objetivos do Grupo?
Daniela Samira: O grupo tem por objetivo proporcionar a integração entre docentes, discen­tes, técnico-administrativos e comunidade, promovendo formação humana, ética, acadêmica e profissional dos estudantes bolsistas e não-bolsistas, de modo articulado com a inserção social significativa e contextualizada da UFRRJ na região por meio de atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento sócio-ambiental sustentável e para o desenvolvimento educacional e cultural da região. O PET busca desenvolver com os estudantes uma postura de aprendiz (saber pensar, pesquisar, elaborar) diante da vida, para além da for­mação universitária, dialogando com a realidade social de modo crítico e atuante.
JG: Quais são os “ganhos” do aluno que participa do grupo PET?
Daniela Samira: Os alunos desenvolvem diversos saberes e habilidades a partir do seu traba­lho no PET. Participam diretamente da organização de eventos de ensino, pesquisa e extensão, ajudam a promover maior interação entre os cursos do instituto e com a comunidade, o que resulta em muito aprendizado para todos os envolvidos, não somente aprendizado científico, mas, principalmente no que diz respeito à formação humana e cidadã.
 

Sair da versão mobile