O Laboratório de Práticas Consensuais de Administração de Conflitos, projeto de extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), acaba de dar um novo passo em sua trajetória. Criado em 2019, o Laboratório passou, em 2025, a constituir um NEXT – Núcleo de Extensão, a partir do Edital de Bolsas de Extensão 26/2025 (BIEXT), consolidando-se como um espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Com a formação do NEXT, o Laboratório ampliou sua equipe, incorporando o professor Alexandre de Castro Catharina (IM), além de contar com a liderança do Prof. Klever Paulo Leal Filpo e a colaboração da Profa. Erica Guerra da Silva e do técnico Jorge Baptista Canavez Junior (estes três lotados no ITR). O grupo também passou a incluir novos talentos discentes: as bolsistas de extensão Heloisa da Silva e Garcia (ITR) e Maria Eduarda Souza Barbosa (IM), as bolsistas de iniciação científica Ana Paula Lima Miranda de Souza (IM) e Clara de Araújo Silva (ITR), e a Monitora Maria Clara Brum Santiago (ITR), unindo diferentes institutos da universidade em torno de um mesmo propósito.
As atividades do Laboratório se concentram na promoção de formas consensuais de resolução de conflitos, como a mediação e a conciliação. A equipe tem identificado que muitos cidadãos têm o acesso a direitos comprometido pela desinformação — um desafio que o grupo vem enfrentando com ações práticas e educativas.
Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o NEXT investiu em atividades voltadas ao público externo, com o objetivo de democratizar o acesso à informação e contribuir para que idosos e jovens conheçam melhor seus direitos.
No Instituto Multidisciplinar (IM), as ações foram direcionadas à capacitação no uso do aplicativo “Meu INSS”, ferramenta que permite solicitar benefícios previdenciários e assistenciais. A proposta buscou aproximar o público idoso das tecnologias digitais, ao mesmo tempo em que abordou cuidados com segurança virtual, considerando o aumento