Festa Julina 2014 no ITR

Notícias

Festa Julina movimenta ITR

By André Abdalla

July 26, 2014

Uma festa julina reuniu cerca de duzentas pessoas no Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ), no último dia 03. O evento, o primeiro do gênero realizado na sede do ITR,  é  mais uma das várias iniciativas bem-sucedidas do Projeto Transformar, criado em 2013, por integrantes do Curso de Administração.  Os participantes puderam saborear bebidas e comidas típicas, além de dançar quadrilha ao som de músicas tradicionais. O dinheiro arrecadado com a venda dos produtos será utilizado por centros acadêmicos, comissões de formatura e Programa de Educação Tutorial (PET) do ITR. Outra parte dos recursos será usada para compra de alimentos e agasalhos a serem doados ao Asilo São Vicente, em Três Rios.    A coordenadora do Transformar e vice-coordenadora do Curso de Administração, Profa. Elizabeth Hatchuel,  salienta que o principal objetivo do grupo é o comprometimento com as questões sociais e ambientais, e revela os próximos planos para 2014. “Como meta para 2014, o Projeto Transformar espera implantar a coleta seletiva do lixo no ITR, além da realização de palestras que reforcem a importância da responsabilidade socioambiental. A direção já solicitou à Administração Superior da UFRRJ a aquisição dos kits para o descarte adequado dos resíduos, e estamos aguardando uma definição de Seropédica”.

Os kits para reciclagem são lixeiras coloridas que permitem o descarte de metal, papel, plástico e não recicláveis separadamente. “Parabenizamos o Projeto Transformar pela iniciativa de organização da festa julina. O evento possibilitou a integração de toda a comunidade acadêmica do ITR, inclusive alunos e professores de outros cursos, além de técnicos em educação. O grupo também tem todo o nosso apoio para implantação da coleta seletiva no instituto. Já formalizamos o pedido de compra dos kits de reciclagem. As compras no setor público só podem ser realizadas através de licitação, por isso o procedimento é um pouco mais demorado. Os outros campi da UFRRJ também aguardam a aquisição dessas lixeiras especiais”, explica o diretor pro tempore do ITR, Prof. José Ângelo Ribeiro.

Conscientização socioambiental

A equipe do Transformar com o apoio da direção pro tempore, em pouco mais de um ano, empenhou-se em realizar um trabalho de conscientização junto à comunidade acadêmica. “Fomos de sala em sala, conversamos com estudantes, professores e técnicos, colamos cartazes, pedindo economia de luz e água. O diretor pro tempore do ITR, Prof. Ângelo, foi um grande apoiador desta iniciativa, juntamente com professores e técnicos. Reunimos mais de 120 pessoas no auditório do ITR, para falar sobre isso. Hábitos simples, como manter as luzes apagadas quando há luz natural ou apagar as luzes das salas vazias, podem ajudar e muito o meio ambiente. Se está usando o ar condicionado, para quê deixar janelas e portas abertas? Se usou o sanitário, jogue o papel na lixeira. Quando o papel é dispensado no sanitário, mais do que o dobro do volume de água é gasto”, ressalta a coordenadora do Transformar, Profa. Elizabeth Hatchuel.

A professora acrescenta que a próxima atividade do grupo, depois da entrega dos alimentos e agasalhos aos idosos do Asilo São Vicente, será na Semana de Integração, em agosto, no ITR. “A nossa intenção é a cada dia conscientizar mais a comunidade acadêmica, especialmente sobre a necessidade de responsabilidade ambiental”.

Recursos da Festa Julina

Uma das três alunas participantes do Transformar, a estudante do 3o período de Administração Sthefanie Raibott explica que centros acadêmicos, comissões de formatura e o  Programa de Educação Tutorial (PET) envolveram-se ativamente na organização das Festa Julina do ITR. “Ficamos muito felizes com a participação de todos. Esta foi a primeira festa julina realizada na sede do ITR. Nosso objetivo é que alunos de outros cursos também venham colaborar conosco no Transformar.”

A avaliação é compartilhada pela colega de período e de projeto, Mayara Vagueira. “Outro ponto importante é que a festa julina vai ajudar  PET, comissões de formatura e centros acadêmicos (C.As). Cada barraca estava sob responsabilidade de um grupo de alunos: comissão, C.A ou PET. Cada grupo  ficou com 85% do dinheiro arrecadado na barraca. Os outros 15% foram empregados na compra de alimentos e agasalhos, mas também estamos tentando reunir recursos para implantação da coleta seletiva no instituto. Para isso, precisamos dos kits com lixeiras que separam os resíduos e, principalmente, do engajamento  de todos. Na Semana de Integração sempre apresentamos o projeto aos calouros e fazemos o convite, deixando claro que, apesar de uma iniciativa do Curso de Administração, o Projeto Transformar é aberto a todos os discentes matriculados no ITR.”  

Aline Avellar, Jornalista do ITR/UFRRJ

Crédito das fotos: Valdo Rocha