Ex-aluna do ITR, Ana Dotta (de rosa), ao lado do presidente do IAB e dos demais premiados no concurso.
A ex-aluna das primeira turma do Curso de Direito do Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ), Ana Lúcia Soares Dotta de Oliveira, foi a vencedora do Concurso Nacional de Monografias Jurídicas, promovido pelo Instituto dos Advogados do Brasil (IAB). O tema do trabalho acadêmico, orientado pela Profa. Dra. Vanessa Sampaio Corrêa, foi “Implicações jurídicas da reprodução assistida: a questão dos embriões criopreservados”.
Ana Dotta explica que, em linhas gerais, a pesquisa se propôs a discutir as questões jurídicas que permeiam a reprodução assistida, principalmente no que tange aos direitos sucessórios dos embriões criopreservados. “Procurou-se esclarecer indagações acerca dos pontos mais relevantes e polêmicos quanto à possibilidade de direitos para esses embriões, bem como suas possíveis implicações no cenário jurídico. A partir da análise dos princípios constitucionais aplicáveis ao caso, buscou-se delimitar tais direitos, uma vez que, no Brasil, não há legislação específica sobre o assunto”.
Ela conta que foram os professores do Curso de Direito do ITR que a incentivaram a participar do concurso. “Principalmente minha orientadora. Eles me incentivaram muito a participar, devido à profundidade do trabalho e ao ineditismo do tema. O Curso de Direito do ITR/UFRRJ superou minhas expectativas pois, apesar de estarmos começando – e iniciar um curso, ou seja, estruturá-lo, não é tarefa fácil – a gama de conhecimentos adquiridos foi essencial. Além disso, o desenvolvimento de um raciocínio jurídico, sempre incentivado pelos professores, e o alto nível destes, extremamente capazes e dedicados, foram um diferencial para a minha formação em uma carreira tão concorrida”, avalia Ana Dotta.
Outras informações : anadotta@bol.com.br.
Aline Avellar, jornalista do ITR/UFRRJ