Núcleo de Análise e Prevenção de Desastres Naturais, Geo3r

 

História do Geo3R – Como surgiu

O Laboratório de Geotecnologias – Geo3R, foi criado a partir da necessidade e demanda de informações geoespacializadas para subsidiar trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, bem como atender à Sociedade Civil com dados e informações de qualidade para subsidiar tomadas de decisão. Este laboratório procura atender as demandas por informações geoespacializadas para os trabalhos acadêmicos e de pesquisa dos cursos superiores no campus Instituto Três Rios – UFRRJ – sendo estes cursos de Gestão Ambiental, Administração, Economia e Direito. O Instituto Três Rios está localizado na cidade de Três Rios, Estado do Rio de Janeiro. O Laboratório de Geotecnologias – Geo3R – também estende-se à sociedade civil quanto à busca destas informações e também à futuros cursos a serem ofertados em suas respectivas áreas de concentração para a comunidade acadêmica e sociedade civil, proporcionando à sociedade qualidade em ensino e acesso à informação de qualidade.

Em suas primeiras atividades, este laboratório iniciou-se graças ao financiamento da FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, por meio do Edital E_33/2012 – Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado do RJ, que tem como objetivos:

  • Apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado do Rio de Janeiro, mediante o emprego de ações integradas e focadas em vocações e prioridades regionais, otimizando a competitividade de suas potencialidades dentro de temas relevantes e estratégicos, de forma a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das diversas regiões do Estado fora da área metropolitana do Rio de Janeiro.
  • Propiciar a melhoria da infraestrutura de instituições de ensino superior e/ou pesquisa, ou de seus campi regionais, sediados fora da região metropolitana do Rio de Janeiro;

Trabalho contemplado pelo financiamento FAPERJ (2012/2014):

Título: PERCEPÇÃO E DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS INSERIDOS NO PLANO NACIONAL DE PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Edital: E_33/2012 – Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado do RJ

Projeto: FAPERJ

Processo: E_33/2012/112.576

Descrição: Realizar um mapeamento socioambiental detalhado das condições de vulnerabilidade ambiental nos municípios do Estado do Rio de Janeiro inseridos no Plano Nacional Prevenção de Desastres Naturais, desenvolvendo e disseminando a percepção de risco e a cultura de prevenção de desastres, contribuindo, portanto para a redução dos impactos socioambientais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5).

Integrantes: Marcelo Cid de Amorim – Coordenador/Pesquisador. Sady Júnior Martins da Costa de Menezes – Pesquisador

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Cooperação.

APOIO:

logo_faperj 

logos_RJ_SECT

CONTATO: