Proteção das Nascentes e criação do Parque Natural do Caetitu em Petrópolis – AÇÃO importante para o ambiente – ASSINE e compartilhe >>>>>>https://chng.it/DYqx5qzmPy
Visando apoiar a mobilização dos moradores da localidade Caititu, em Corrêas, Petrópolis/RJ, o Comitê Piabanha vem, por meio deste, encaminhar a reivindicação abaixo e solicitar que, caso concordem, assinem como forma de apoio.
Manifestação para proteção das nascentes do Vale do Caititu e criação do Parque Natural do Carangola e Caititu
Está sendo discutida a construção de empreendimento em terreno de 50 mil metros quadrados no Caititu, com o objetivo de criar 260 moradias, em terreno pertence à Prefeitura de Petrópolis. Ressalta-se que foram identificadas nove nascentes no terreno, conforme estudo contratado pelo Comitê Piabanha e apresentado ao Ministério Público, além de um lago, o que torna a área possível para construção muito pequena.
Antes de pertencer à Prefeitura, a propriedade era administrada pelas Irmãs de São José, e havia apenas uma construção de um pavimento. Outra construção realizada no local ruiu, conforme relato de moradores, devido à instabilidade do terreno.
Desta forma, questiona-se a proposta de construção de um empreendimento deste porte. Além disso, Corrêas (BNH, Prado, Olaria) já sofre com constantes inundações e a bacia do rio Caititu ajuda a absorver as águas das nascentes e das chuvas, evitando o aumento do volume despejado pelo rio Caititu no Rio Piabanha. Esta construção, caso ocorra, será mais um agravante ao problema das enchentes na Estrada União e Indústria, em Corrêas.
Diante disso, os moradores solicitam que o empreendimento não seja realizado no local, que não possui nenhuma estrutura para abrigar tantas famílias. Além disso, buscam a implantação de uma Unidade de Conservação no local, o Parque Natural do Carangola e Caititu, que, inclusive, teve a sua criação aprovada pela Câmara Municipal no dia 11 de julho de 2023, aguardando a sanção do Prefeito.