Você tem aptidões para trabalhar com áreas que envolvem a criatividade? A criatividade é importante para qualquer profissão, até pra gestores ambientais.
Uma reportagem de FOLHA DE S.PAULO
Por: VITORIA PEREIRA
Já falamos muito aqui sobre as habilidades essenciais para qualquer profissão como comunicação, trabalho em equipe, etc. Mas e a criatividade? Ela também pode ser essencial para seu desenvolvimento profissional. Hoje vamos abordar essa tal de economia criativa.
Para explicar o significado deste termo, nada melhor do que ouvir a pessoa que o desenvolveu, né?
→ Em entrevista ao canal UM BRASIL, iniciativa da FecomercioSP, o consultor e autor do livro “Economia Criativa” John Howkins diz que a ideia surgiu nas décadas de 1980 e 1990 e se baseou na conscientização sobre a arte, o design, a mídia e o início da web não serem apenas importantes socialmente e culturalmente, mas também terem uma importância econômica e industrial.
“Se juntarmos a mídia, a cultura e o design o que teremos é um setor muito importante chamado economia criativa”, afirma Howkins.
Em outras palavras… essa economia coloca a criatividade como o fator central para criar produtos e serviços.
Ai você pensou: quero trabalhar com isso! Ok, abaixo algumas informações importantes.
A economia criativa criou 855 mil empregos em 2021, segundo dados do Observatório Itaú Cultural, instituição sem fins lucrativos que promove atividades de fomento à arte e à cultura. Os segmentos mais aquecidos foram:
Esse impulso pode ser explicado com a volta das atividades presenciais e a flexibilização das medidas restritivas, segundo Erica Buganza, gerente de recursos humanos do Itáu Cultural.
Por onde começar?
Economia criativa é só para quem é criativo? Para Lala Deheinzelin, futurista e especialista em novas economias, é uma competência essencial e pode ser uma aptidão ou uma habilidade: aptidão pra aqueles que já nascem criativos e habilidade pra aqueles que desenvolvem.
Como é trabalhar com profissões ligadas à economia criativa?
Amanda Santos, 23, é formada em publicidade, tem uma especialização em fashion business, e atualmente atua como produtora de conteúdo autônoma. Ela conta que sua área de formação exige muita criatividade.
Criado em 6 de junho de 2022
Por: VITORIA PEREIRA Fonte:FOLHA DE S.PAULO