O Brasil lançou nesta semana, durante a COP-30, o Plano Nacional de Arborização Urbana (Planau), que busca ampliar a cobertura vegetal nas cidades — hoje considerada insuficiente. Dados do MapBiomas (2024) mostram que a média nacional de arborização urbana é de apenas 28,2% dos territórios com cobertura verde.
A estratégia central do Planau é baseada no modelo 3+30+300, desenvolvido pelo pesquisador Cecil Konijnendijk, em 2021. A proposta estabelece que todas as ruas tenham pelo menos três árvores, que todos os bairros alcancem no mínimo 30% de áreas verdes e que a população viva a até 300 metros de um espaço arborizado. O objetivo é melhorar o conforto climático, fortalecer a biodiversidade e ampliar o acesso da população a ambientes naturais nas cidades.
Durante a apresentação, o diretor do Departamento de Meio Ambiente Urbano, Maurício Guerra, destacou que o plano é uma construção participativa, resultado de encontros regionais e de uma consulta pública que recebeu centenas de contribuições. Segundo ele, “a árvore não é apenas um elemento acessório da infraestrutura da cidade, é um elemento essencial que carrega o princípio da resiliência climática”.
Fonte: Agência Brasil
Por @evelynludovina, da Cobertura Colaborativa da COP 30 da Casa Ninja Amazônia.
LINK: https://www.instagram.com/p/DRGM76VEXcK/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=NTc4MTIwNjQ2YQ==