Em parceria com o CNPq, a Iniciativa Amazônia+10 lança oficialmente a Chamada Expedições Científicas. São quase R$ 60 milhões em recursos para financiar pesquisas voltadas à expansão do conhecimento científico da sociobiodiversidade sobre áreas pouco conhecidas da maior floresta tropical do mundo.
O prazo para submissão de propostas é 29 de abril de 2024.
Neste edital, 19 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa aderiram à chamada, sendo elas dos nove Estados da Amazônia Legal, além das FAPs do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.
Embora a Amazônia seja uma das maiores e mais intactas florestas do planeta, ela é também uma das menos conhecidas em termos biológicos. Seu tamanho imenso, sua diversidade e seus acessos limitados fazem com que a tarefa de documentar sua biodiversidade seja extremamente desafiadora. A chamada #ExpediçõesCientíficas tenta justamente preencher lacunas geográficas e taxonômicas da região.
Saiba todos os detalhes no texto oficial da chamada, publicado na plataforma do CNPq, e também nos sites www.amazoniamaisdez.org.br e confap.org.br.
A @iniciativa_amazoniamais10 é liderada pelo @confapbr e pelo @consectibrasil, e conta também com a parceria do @cnpq_oficial.