Estrutura Organizacional
Bem-vindo a área técnica da Biblioteca Universitária do Instituto Três Rios.
Nesta área você colaborador, usuário ou interessado em conhecer um pouco mais sobre a Biblioteca no contexto administrativo-organizacional poderá visualizar a maneira como estamos organicamente estruturados. Dessa forma ao procurar atendimento através de um de nossos canais de comunicação você terá condições de obter respostas de maneira mais imediata às suas dúvidas mais comuns ou ter àquelas de natureza mais específica encaminhadas aos setores e seus respectivos responsáveis.
Esperamos poder esclarecer todas as suas dúvidas e caso não encontre aqui o que procurava entre em contato conosco através de um de nossos canais de comunicação.
Pronto para conhecer um pouco mais sobre nós? Então não deixe de conhecer também a História do Instituto Três Rios, a História da Biblioteca Universitária do Instituto Três Rios e o Quem é Quem na Biblioteca.
1) Um Pouco de História
Antes de iniciarmos particularmente sobre a nossa estrutura organizacional atual, entendemos que você precise conhecer um pouco mais sobre como a Biblioteca teve sua estrutura formada ao longo do tempo. Para isso, estruturamos sua formação através de períodos distintos que remontam desde a sua formação até os dias atuais.
1998 a 2008
Criada no final da década de 90 para atender as demandas das turmas fora de Sede dos cursos de graduação em Bacharelado em Administração e Bacharelado em Ciências Econômicas que eram ministrados no município serrano de Três Rios, o espaço anteriormente destinado às atividades de Biblioteca foram administrados até o ano de 2008, por Órgão imbuído com o propósito do desenvolvimento local.
Neste período, inicialmente funcionando como Sala de Leitura o espaço destinado às atividades de biblioteca ocupou assim como o atual Instituto salas e instalações prediais de espaços locados ou cedidos na Região, cabendo assim descrever os espaços do antigo Colégio Entre-Rios; do Colégio Municipal Walter Francklin e do Colégio Ruy Barbosa.
Mais tarde e já no final de 2008 a Universidade ocuparia até o ano de 2011, juntamente com as dependências do Colégio Ruy Barbosa, salas locadas no segundo e terceiro pavimentos localizadas em prédio comercial da Rua Walmir Peçanha no Centro do Municipio
2008 a 2014
Foram através de políticas governamentais de interiorização universitária e projetos para sua expansão, que em 2008 através do REUNI tornou-se maciça a presença da UFRRJ no município do Centro-Sul fluminense. Naquele ano, seria criado com o nome provisório de Campus Três Rios o atual Instituto. Concomitantemente seriam destinados os primeiros recursos para construção de uma Sede própria, e ainda o inicio da composição de seu quadro efetivo de servidores.
Assim, com a chegada dos primeiros profissionais efetivos para o novo “Campus” e a intensificação da presença da Universidade no Município ganhavam forças o propósito e o sonho de professores, jovens e muitos que tinham na fixação da UFRRJ na cidade a garantia da formação universitária gratuita e de qualidade para gerações seguintes.
Neste propósito se destacaram membros do Grêmio Estudantil da Universidade em Três Rios (GAFU), que aliados numa perspectiva de crescimento social através da educação tiveram como parceiros entre outros, estudantes, políticos e a própria direção à época e dessa forma a formação profissional de muitos começava a ser escrita com o avanço das obras, a construção da Sede definitiva, a expansão dos cursos de Graduação, assim sendo a abertura de inscrições para primeira turma do Curso de Bacharelado em Direito (2009) e Bacharelado em Gestão Ambiental (2010).
Nesse período também foi concluída a primeira fase de obras e em 2011 com a ocupação em meados de julho, do espaço da Av. Prefeito Alberto Silva Lavinas, 1847 – Centro – Três Rios a Universidade ganhava seu mais novo endereço.
2014 a 2015
À partir da ocupação da sede definitiva do novo Campus era consolidada a presença da UFRRJ no município, porém uma importante resolução para a Biblioteca ainda tramitava pelos arquivos institucionais a alguns anos, era a certidão de nascimento da biblioteca.
O reconhecimento como Unidade Administrativa veio somente em 2014, através de longo processo e trâmites administrativos , e foi à partir da aprovação e publicação da respectiva Resolução para este fim, que naquele ano estava constituída administrativamente a Biblioteca Universitária do Instituto Três Rios.
Sua estrutura organizacional como veremos à seguir remonta dos anos anteriores à sua efetiva aprovação como Unidade Administrativa, porém visando adequar serviços e produtos aos avanços tecnológicos e às necessidades dos usuários concebeu-se a atual estrutura, juntamente com a incorporação de serviços aos setores então descritos.
Assim, esperamos construir uma Biblioteca com propostas cada vez mais moderna acerca dos serviços sem que percamos a tradicionalidade do espaço de construção do Conhecimento.
2) Estrutura Organizacional
A Biblioteca Universitária do Instituto Três Rios, com o propósito de estabelecer diretrizes para o seu funcionamento; atender às demandas operacionais e administrativas, e ainda àquelas inerentes à promoção; desenvolvimento e suporte à pesquisa e às necessidades dos usuários tal qual às atividades técnicas estabelece a estruturação dos setores e seções, assim descritos:
A) Direção;
B) Secretaria;
C) Tratamento Técnico;
D) Referência;
E) Circulação;
F) Tecnologia da Informação.
2.1) Síntese das atividades desenvolvidas nos Setores/Seções:
A) Direção: Visa promover a execução de atividades inerentes ao estudo do comportamento e da sociedade em geral; do planejamento; da formulação de diretrizes administrativas e operacionais; da implementação de atividades, serviços e produtos voltados aos usuários; da fiscalização e execução de ações para o desenvolvimento da Biblioteca e ainda à disseminação, preservação e acesso a Informação e ao Conhecimento, assim como demais atividades correlatas;
B) Secretaria: Visa promover a execução de atividades inerentes às tarefas auxiliares de apoio à Direção da Biblioteca e agregar rotinas diferenciadas e inerentes à administração do patrimônio; administração de pessoal; comunicação; protocolo (correspondência interna e externa); planejamento; promoção e desenvolvimento; emissão e confecção de listas, relatórios; apoio às pesquisas de estudo de usuários; apoio à promoção e desenvolvimento da Biblioteca e demais atividades correlatas;
C) Seção de Tratamento Técnico: Visa promover a execução de atividades inerentes às tarefas auxiliares à preservação, conservação e restauro do acervo; recebimento, conferência e destinação de materiais bibliográficos aos demais setores da Biblioteca ou quando sob orientação à Biblioteca Central; exercer o recebimento de listas de materiais bibliográficos a serem adquiridos e prover a sua padronização; confecção; pesquisa de preços e dar os devidos encaminhamentos; Efetuar a confecção de relatórios, listas e documentos em geral de natureza gerencial do patrimônio bibliográfico; Identificação de itens e materiais do acervo que necessitem de intervenção técnica, e ainda atividades auxiliares nas tarefas de Registro, Catalogação, Classificação e inventário, entre outras atividades correlatas;
D) Seção de Referência : Execução de atividades auxiliares inerentes à recepção, atendimento, orientação e treinamento dos usuários; armazenamento e organização do acervo e do patrimônio; fiscalização e manutenção da ordem e zelo no ambiente; apoio às atividades de inventário; controle de empréstimos e devoluções de materiais bibliográficos; elaboração e emissão de listas, relatórios e documentos inerentes ao Setor com objetivo à comunicação interna; apoio à pesquisa e promoção da Biblioteca, entre outras atividades correlatas;
E) Seção de Circulação: Visa a execução de atividades inerentes ao cadastramento de usuários; conferência de documentações; levantamentos bibliométricos; comunicação com usuários inadimplentes; arquivamento e baixa de cadastros; apoio às ações de inventário; controle de atividades de atendimento; emissão de documentos de NADA CONSTA, cadastramento, relatórios e estatísticas em geral, entre outras atividades correlatas;
F) Seção de Tecnologia da Informação : Execução de atividades ao desenvolvimento, adaptação, capacitação e treinamento com o uso das tecnologias; Suporte aos equipamentos de software e hardware; Confecção de documentos de natureza especial/técnica; Apoio às atividades de promoção, marketing e comunicação da Biblioteca, entre outras atividades correlatas;
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(Anexo) Atribuições da Biblioteca
- Organogramas Setoriais